Venho hoje apresentar uma sugestão de metodologia simples para trabalhar a temática: Meio Ambiente.
Este trabalho pode ser feito de forma interdisciplinar, já aplicamos no colégio que trabalho e tivemos bons resultados (postarei um desses resultados posteriormente).
***
TEMA
Literatura de Cordel: Meio Ambiente
JUSTIFICATIVA
A Literatura de Cordel é uma produção típica do nordeste brasileiro, é uma poesia popular, originalmente oral depois impressa em folhetos rústicos escritos de forma rimada. É importante na manutenção da identidade local e das tradições literárias regionais, contribuindo para a perpetuação do folclore nacional.
Levar a literatura de cordel até a escola significa oferecer um importante meio de educação aos alunos. Através da poesia popular o aluno poderá conhecer aspectos da história do nordestino, pois o cordel retrata a cultura, o cotidiano, a realidade do povo e suas peculiaridades.
No entanto pode versar sobre qualquer assunto e ser utilizado como recurso pedagógico para debater temas relacionados à educação escolar como cidadania, solidariedade, preconceito, discriminação racial, consciência ambiental, espiritualidade, ética, educação sexual, combate às drogas, violência, condição social da população, amor ao próximo.
Sabemos que as questões relacionadas ao meio ambiente e a sustentabilidade devem ser constantemente debatidas, assim articular a Literatura em Cordel com a discussão dos problemas ambientais torna a tarefa mais dinâmica e interativa.
OBJETIVO GERAL
• Incentivar a leitura e a escrita contribuindo para a perpetuação do folclore regional e possibilitando a discussão acerca das questões ambientais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Pesquisar sobre literatura de cordel;
• Buscar informações sobre os temas escolhidos para a elaboração do cordel;
• Reconhecer a importância da literatura de cordel para o resgate da consciência crítica;
• Reconhecer as principais questões que envolvem o meio ambiente;
• Possibilitar o trabalho em equipe;
METODOLOGIA
• Pesquisar em livros e sites.
• Assistir documentários sobre o tema escolhido para o cordel.
• Leitura de textos.
• Construção de estrofes.
• Exposição para a comunidade.
Os alunos deverão escolher um assunto relacionado ao tema e utilizar todos os meios de pesquisa (livros, sites, textos, etc) para levantar dados que ajudem na construção de estrofes sobre o tema abordado, depois o trabalho será apresentado para a comunidade de forma declamada, cantada, teatral, em forma de vídeo e outros.
RECURSOS
• Humanos: corpo docente, discente, direção e funcionários.
• Materiais: literatura de cordel, livros didáticos, revistas, computadores, vídeos, TV, livros, internet, material para divulgação, TV pen drive, data show.
AVALIAÇÃO
• Será avaliada a participação e envolvimento de cada aluno individual e coletivamente, bem como o conhecimento adquirido com o final da atividade.
O conceito de meio ambiente hoje deve considerar “a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade”
( art. 4, inciso II da política nacional de educação ambiental)
Nenhum comentário:
Postar um comentário